Como os surdos pensam


Nós temos uma espécie de voz interna, que conduz o pensamento em nossa língua materna. Mas você já imaginou que isso é diferente em pessoas com deficiência auditiva? O modo de pensar de quem é surdo varia de caso para caso, de acordo com o nível de perda auditiva e treinamento oral.
Aqueles que nasceram completamente surdos e aprenderam apenas uma língua de sinais pensam por meio dela. Os que aprenderam, com treinamento oral, também a falar, pensam às vezes na língua falada. Seus cérebros simplesmente imaginam como ela soa. Mas a forma principal é a língua de sinais mesmo. Assim como um ouvinte escuta sua própria voz em sua mente, um indivíduo completamente surdo vê ou sente a si mesmo fazendo os sinais conforme "fala" dentro de sua cabeça.
Já as pessoas com deficiência auditiva parcial, ou que usam algum aparelho que as permite ouvir em algum nível, usam linguagem oral em suas vozes interiores na proporção em que são capazes de escutar.
Curiosamente, a surdez tem efeito muito maior no cérebro do que a cegueira. Não que os dos deficientes auditivos sejam diferentes em termos de capacidade. É que a linguagem é parte crucial do funcionamento do cérebro humano. É muito importante que ele tenha alguma forma de linguagem para usar numa voz interior com a qual irá se guiar. Pesquisas recentes mostram que a linguagem tem função absoluta em atividades cerebrais como a memória, o pensamento abstrato e até mesmo a auto-consciência. Ela é literalmente o dispositivo condutor do cérebro. Portanto, surdos que não têm suas deficiências identificadas cedo ficam debilitadas mentalmente até que aprendam uma língua estruturada, por mais que não haja nada realmente de errado. É por isso que, no passado, as pessoas com deficiência auditiva foram também consideradas deficientes mentais. 

4 thoughts on “Como os surdos pensam”

  1. Boa tarda, meu namorado e surdo, mais ainda não tivemos pessoalmente, vamos estar juntos em novembro, não sei como sera, se vou conseguir a me adaptar, ele usa aparelho nos dois ouvidos, tenho receio em perguntar pra ele, gostaria de ter mais informações sobre o assunto, obrigado

Leave a Reply

Tecnologia do Blogger.