10 mitos desmentidos

Esta é uma lista de 10 mentiras repetidas extensamente por aí como verdades. Ou seja, é o que conhecemos como "mito", então não tinha como fugir desse título. Mas não conseguirei prosseguir sem a ressalva de que esse não é o significado original do termo. Mito é outra coisa, mas o assunto de sua distorção fica para um futuro post. Vamos ao que interessa!


Vikings usavam chifres em seus capacetes.
Na realidade, há dúvidas se os vikings sequer usavam capacetes. Essa ideia surgiu provavelmente com antigos escritores romanos e gregos, como Plutarco, que descrevia as tribos nórdicas como usuárias de várias coisas estranhas em suas cabeças.

Bananas crescem em árvores.
A bananeira, na verdade, é uma planta herbácea, e não uma árvore. E a banana é uma baga, ou seja, um fruto simples.

Humanos têm apenas cinco sentidos.
O fato é que nós temos pelo menos nove sentidos, mas a maioria dos pesquisadores consideram a existência de mais de 20. Sentido pode ser definido como qualquer sistema que consiste em um grupo de células sensoriais que respondem a um fenômeno físico e que corresponde a um grupo particular de regiões no cérebro, em que os sinais são recebidos e interpretados. Entre os sentidos além dos cinco largamente conhecidos estão a sede, a fome, a propriocepção, a termocepção, a magnetocepção, os sensores de tensão e até o tempo.

Peixes dourados têm uma memória de apenas três segundos.
Essa espécie, na realidade, tem uma memória muito boa, tratando-se de peixes. Eles podem ser treinados para fazer diversas coisas, até mesmo jogar uma versão de futebol. Conseguem lembrar do que são ensinados por até cerca de um ano. Peixes dourados podem inclusive reconhecer seus donos.

Morcegos são cegos.
Muito pelo contrário. Algumas espécies usam mais a audição do que a visão como uma forma de adaptação a um estilo de vida particular, mas seus olhos continuam funcionais.

As estações são causadas pela distância entre a Terra e o sol.
A causa real da variação das estações é a inclinação de 23,45 graus no eixo da Terra. Isso significa que partes diferentes do planeta se orientam em direção ao sol em épocas diferentes do ano. As estações estão relacionadas a duração de luz solar direta. Outra curiosidade é que, em oposição ao que é de se imaginar, a temperatura média da Terra é maior quando ela está mais longe do sol do que quando está mais perto.

Camaleões mudam de cor para se camuflarem no ambiente.
Na verdade, os principais motivos para a troca de cor de um camaleão são: a regulagem da temperatura, reflexo de seu humor, comunicação e devido sua saúde.

As pessoas devem beber oito copos de água por dia.
Esse pode até ser um bom conselho para algumas pessoas, mas não deveria ser generalizado. Oito copos de água é bem mais do que a maioria das pessoas precisa. Isso depende de fatores como dieta, clima e exercícios físicos. No fim das contas: se você está com sede, beba água, e se não, provavelmente você não precisa.

Sushi é peixe cru.
Às vezes o sushi é servido com peixe cru sim, mas é considerado sushi qualquer prato constituído de arroz avinagrado, geralmente servido com outras coberturas, mas nem sempre. Aliás, sushi significa "arroz avinagrado" e sashimi, "peixe cru". 

A direção da descarga no vaso sanitário muda de direção dependendo de qual hemisfério você está.
Os defensores desse mito atribuem o suposto fenômeno ao Efeito Coriolis. Essa força influencia coisas como furacões, que são enormes e duram dias, mas não possuem efeito prático na direção do redemoinho da sua descarga ou pia, pois são pequenos e pouco duradouros. A influência é minúscula e, portanto, sobreposta por vários outros fatores.

Leave a Reply

Tecnologia do Blogger.