O que acontece quando você estala suas juntas

Estalar as articulações tem efeitos terapêuticos para muita gente. Ao fazer isso, você está puxando os ossos que estão conectados na junta em direções contrárias. Isso estimula os tendões, relaxa os músculos e afrouxa as articulações. Quiropráticos fazem isso na coluna vertebral quando as costas estão doloridas e rígidas, mas você pode fazer isso sozinho com dedos, pés, joelhos, pescoço, etc.


Nossas articulações, isto é, os lugares do corpo que podemos dobrar, são onde nossos ossos se cruzam e se unem por ligamentos. Elas estão cercadas por um líquido chamado fluido sinovial. Quando esticamos os ligamentos ao estalar uma junta, um gás no fluido sinovial escapa e se transforma em uma bolha. Esse processo é a cavitação, que termina quando a bolha eventualmente estoura, produzindo aquele som de estalo que conhecemos e amamos. Depois disso, não será possível estalar as articulações por 25 a 30 minutos, o tempo que o gás leva para ser reabsorvido pelo fluido.

Estalar juntas jamais causará artrite (apesar do que insistem alguns), mas especialistas descobriram que o ato pode provocar danos teciduais nas articulações afetadas. Esticá-las demais pode levar a danos semelhantes aos do braço de um jogador de beisebol que faz muitos arremessos. No caso das mãos, além de deixá-las extremamente doloridas, o prejuízo nos ligamentos pode também resultar em perda de força e controle.

Fonte: OMG Facts

Leave a Reply

Tecnologia do Blogger.