150 anos de imagens manipuladas antes do Photoshop

A fotografia digital e os softwares de manipulação de imagens mudaram tudo. Houve um tempo em que as fotos eram vistas como a mais precisa representação da realidade. Hoje a descrença na veracidade de uma foto é recorrente, afinal, temos motivos. Porém, a modificação de fotografias não era inexistente antes desses recursos. É o que mostra o livro e a exibição Faking It: Manipulated Photography Before Photoshop, que investiga a história da manipulação de imagens de 1840 a 1990.


A curadora Mia Fineman diz na introdução do livro:

"Nos últimos vinte anos, a fotografia passou uma transformação dramática. Câmeras mecânicas e filmes radiográficos foram substituídos por sensores eletrônicos de imagens e microchips; em vez de revirar pilhas de impressões lustrosas, olhamos fixamente para telas brilhantes de notebooks, tablets e celulares; ampliadores de negativo e câmaras escuras químicas deram lugar a computadores pessoais e softwares de processamento de imagens. Câmeras digitais e aplicativos como o Photoshop criaram, olharam e pensaram sobre fotografias. Entre os efeitos culturais mais profundos dessas tecnologias, estão a consciência intensificada da maleabilidade da imagem fotográfica e a correspondente perda de fé na fotografia como um meio acurado e digno de confiança de representação o mundo visual. Como espectadores, nos tornamos cada vez mais experientes, até mesmo céticos, com as pretensões à verdade da fotografia."


Confira algumas das imagens. Artísticas, subversivas e sem medo da irrealidade, elas foram usadas para propósitos diversos, como divertir e entreter, enganar, e comentar situações políticas e sociais

Homem no Telhado com Onze Homens em Formação em Seus Ombros (Artista americano desconhecido, ca. 1930)

Henri de Toulouse-Lautrec como Artista e Modelo (Maurice Guibert, ca. 1900)


Dirigível Aportado no Empire State Building, New York (Artista americano desconhecido, 1930)

A Visão (Cena de Orfeu) (F. Holland Day, 1907)

Sonho Nº 1: Aparelhos Elétricos para o Lar (Grete Stern, 1948)

Quarto com Olho (Maurice Tabard, 1930)

Retratos de Aberdeen Nº 1 (George Washington Wilson, 1857)

Hearst Sobre o Povo (Barbara Morgan, 1939)

Uma Colisão Poderosa (Artista alemão desconhecido, 1914)

Homem de Duas Cabeças (Artista americano desconhecido, ca. 1930)

Homem Fazendo Malabarismo com sua Própria Cabeça (Artista francês desconhecido, Publicado por Allain de Torbéchet et Cie. ca. 1880)






Leave a Reply

Tecnologia do Blogger.