Por que nos arrepiamos

Você está em casa sozinho assistindo um filme de terror. O assassino está indo em direção de uma vítima despreocupada, e de repente a ataca. Nesse momento, os pelos do seu corpo se levantam e você sente aquele arrepio na espinha. Quando você sai para caminhar no ar gelado do inverno, o mesmo acontece. E quando está ouvindo uma música no seu iPod e chega sua parte favorita, idem. 

A razão dos arrepios e calafrios é simples: eles são a reação do corpo a emoção ou a estresse causado por mudanças climáticas. É um daquelas heranças dos nossos ancestrais mais primitivos, que para nós não fazem tanto sentido. Quando eles sentiam frio, o movimento dos músculos eretores de pelos fazia a pele se contrair, levantando os pelos, e assim proporcionava uma camada extra de isolamento. O mesmo acontecia quando se sentiam ameaçados, como ocorre com alguns animais até hoje. A resposta natural é expandir a pele e os pelos para tentar parecer maior do que o agressor. 

O hipotálamo é a parte do cérebro que controla essa reação. As emoções humanas também estão conectadas a ele. Portanto, às vezes, arrepios são apenas o corpo reagindo aos sinais do cérebro de emoção intensa. Quando sentimos coisas como amor, medo ou tristeza, o hipotálamo envia um sinal para que o corpo produza adrenalina no sangue. Os músculos eretores de pelos são acionados e se contraem, e assim nos arrepiamos. A carga súbita de adrenalina pode causar também suor nas palmas, lágrimas e aumento da pressão sanguínea, ou calafrios.


Fonte: Mental Floss

One thought on “Por que nos arrepiamos”

Leave a Reply

Tecnologia do Blogger.